sexta-feira, janeiro 30, 2009

Meu blog o retorno =D

Gente a quanto tempo hein? eu sei eu sei, eu sumi e nunca mais atualizei o blog e isso tem uma explicação que não serve como desculpa mas irei falar sobre elas em temas.

Agora sou pai
me mudei
mudei de emprego
e etc etc etc.

Com o passar do tempo eu irei ir mostrando essas mudanças em minhas postagens no blog.

Eu primeiro quero agradecer a muitas pessoas que me mandaram e-mail e mensagens pelo [orkut,youtube e etc] elogiando o conteudo do meu blog, e me incentivando a continuar as postagens nele. agora que eu estou com mais tempo livre, irei postar 1 vez por semana aqui e peço que me perdoem se tiver erros de português pois o fato de estar no japão e usar japonês todo dia faz com que eu va esquecendo um [ponto, acento, crase e etc] quando vou escrevendo em português ahuahuahahuhaua.

O tema de hoje é o que todo mundo ta vendo nas noticias [jornais,tv's,internet e etc] A CRISE MUNDIAL. Eu irei falar dela sobre o ''Olhar'' que eu tenho da ''CRISE JAPONESA'' depois de ver muitas noticias e reportagens na tv japonesa.

O japão mesmo depois da época de ''ouro'' [Ano apos ano de crescimento]sempre teve uma taxa de desemprego invejavel a qualquer país de 1º mundo, situando sempre na casa de seus 2,7 a 3.4% da população economicamente ativa. O que acontece e que ate antes da crise, a relação (oferta/procura)era alta pois de cada 100 pessoas procurando emprego, havia uma media de 103 a 107 vagas disponiveis.

O que acontece e que a maioria dos ''desempregados'' na maioria eram aqueles que ''escolhiam d+'' os empregos, ou literalmente falando ''Não pegava qualquer coisa e so queria MOLHE''.

Além disso, o governo japonês [bando de velhos com + de 60 anos e achando que o país é o mesmo desde 1950] nunca se preucupou em mexer na politica econômica do país pois tudo estava andando digamos ''normalmente'' e como eles tinham como grande cliente [USA] eles achavam que nunca ia acontecer nada como esta acontecendo agora. [Quebro a cara]

Depois do começo da crise, o que mais se viu na TV japonesa era o partido governista [PLD - Partido Liberal Democrata] mais perdido que cego em tiroteio e sem saber o que fazer para conter a crise. Os políticos ficavam enrolando dias para esperar saber o que o [USA] vai fazer para depois tentarem pensar em [ALGO], essa imagem do japão ser o [Fiel seguidor do USA] não é mentira não. tanto que aí esta a prova de que o japão se apoiou d+ no USA e agora esta pagando um preço muito alto pela irresponsabilidade [Desemprego e população revoltada]

''Desemprego'' Para os japoneses, perder o emprego e como perder [A honra, a alma], pois ate hoje era comum o japonês sair da faculdade com emprego certo e para toda a vida. No japão não é (era) como no brasil que durante nossa vida toda trabalhamos em varios lugares e varios tipos de empregos ate nossa aposentadoria.

Os japoneses sempre entravam na empresa depois de formados e so saiam de la depois que se aposentavam, isso era ''Praxe'' da sociedade japonesa, o homem dedicava sua vida toda [Fielmente] a empresa e nela ficava ate se aposentar.

Mas os tempos mudaram, hoje esse privilégio esta diminuindo, o numero de trabalhadores [Temporarios] aumentou muito por causa da redução de custos para competir com a china. Além disso, o posto de [País sem desigualdade] esta perdendo força pois as grandes empresas japonesas não aumentam o salario de seus funcionarios ano a ano com a desculpa de que precisam manter o custo baixo para competir com a china, porém, elas dividem os grandes ''LUCROS'' com seus acionistas em troca de mais e mais investimentos.

Os japoneses estão assustados, todo dia fala sobre as demissões em massa que as grandes empresas estão fazendo e mostra cenas típicas no brasil porém átipicas no japão de pessoas [Morando em parques] pois perderam o emprego e não tem onde morar.

Além disso o governo em vez de falar grosso com as grandes empresas japonesas, elas e que falam grosso com o governo. No encontro que teve no final do ano passado dos membros da [FJI - Federação japonesa das Indústrias]havia varios presidentes como da[toyota,sony,canon,NEC,Toshiba,Honda e etc] e alguns tiveram a coragem de falar que se o governo japonês não fizer nada para conter a valorização da moeda [ien] eles vão levar todas as fabricas pra países como [China,tailandia,filipinas]de custo baixo.

Diferentemente de outras crises, o povo japonês que sempre foi pacífico e acreditava que o governo ia fazer alguma coisa por eles, agora estão indo as ruas e fazendo protestos contra a falta de [responsabilidade e respeito com a população]que esta levando o país considerado como [Exemplo] no mundo todo para o [Buraco]

Muitos especialistas dizem que o japão pode sair dessa crise como [Vencedor] se aproveitar a oportunidade do [Ien valorizado] para fazer megafusões de empresas e comprar ações[majoritarias] de outras, criando um base solida para se recuperar mais rapidamente da crise que outros países.

Além disso, diferentemente do USA, o japão possui um capital em [dinheiro vivo] avaliado em + de 5 Trilhões de Dolares em conta corrente. e isso em epoca de crise de crédito, se torna uma [Mina de ouro]para os investidores e é isso que eles estão fazendo agora. comprando cada vez + [ien] e fazendo a cotação da moeda japonesa disparar.

O que podemos esperar para o futuro do japão? so depois da crise ter ido embora e que vamos saber....




Fim.