quinta-feira, março 12, 2009

A crise no japão e os brasileiros

Bem hoje eu vou tocar em um assunto que muitos ja devem ter visto em diversos [Jornais na Tv] ai no brasil e por isso eu so vou colocar o meu ponto de vista que os jornais não comentam ou simplismente não sabem.

A crise no japão esta feia certo? certo, porém ainda a vagas de trabalho em diversas outras areas que simplismente a maioria dos brasileiros não podem trabalhar pelo simples fato de [não saber ler e escrever em japonês)

Além disso, muitos brasileiros que estavam ganhandor salario/hora alto em industrias de [autopeças e automobilisticas] mesmo na crise, não aceitam trabalhar em outros serviços para ganhar menos. preferem virar [mendigo] ou viver de [seguro-desemprego]. Eu vi muitas reportagens nas Tv's japonesas e os centros de emprego [Hello Work] falam que não adianta só [força de vontade e disposição] os brasileiros precisam aprender japonês se quiserem ter um trabalho de certa maneira estavel.

Outra coisa que eu acho engraçado, eu sempre vi [pessoalmente e na internet] brasileiros falando [Japão é uma merda, trabalhar aqui e uma bosta, odeio o japão] e continuarem a viver aqui mesmo tendo [TAL OPINIÃO].

Muitos deles não tinham nem onde cair morto no brasil, e vem para o japão e ficam falando isso. Sera que é isso que devemos pensar de um país que nos acolhe e nos da emprego e qualidade de vida?

O fato de os estrangeiros [brasileiros na maioria] serem os primeiros a sere demitidos no japão, é que são contratados como [Mão de obra temporária] e por isso podem ser descartados quando a produção [CAI] e reencontratados quando ela [SOBE].


Diferente dos japoneses que são contratados diretamente como [Empregado fixo
] e tem diversos beneficios e estabilidade.

Grandes empresas como [Toyota,Nissan,Honda,Suzuki] preferiram demitir todos os funcionarios [temporarios estrangeiros e alguns japoneses] para manter pelo menos os [empregados fixos]. Agora pense, voce acha isso preconceito? Se no brasil houvesse uma situação igual a essa e as empresas preferissem manter os [brasileiros] e demitir os [estrangeiros temporarios] voce concordaria certo?


Abaixo segue uma reportagem de uma brasileira indo procurar emprego em uma agência japonesa com uma [interprete] e não consegue uma vaga que tinha por não saber japonês.



Além disso, muitos brasileiros que moram aqui, praticamente gastavam todo o salario mensal comprando [eletronicos, carros, baladas, coisas futeis] e não faziam economia para uma emergência.

Outros estão tentando ajudar a colocar brasileiros em áreas que atualmente a uma grande falta de mão de obra no japão [Como agricultura].

O video abaixo mostra o dono da uma empresa [saito toshio] de recursos humanos que empregava brasileiros em diversas empresas de [autopeças] e que foram despedidos. Ele foi procurar um jeito de colocar os brasileiros desempregados na agricultura por conta propria.




Obviamente eu estou falando o que penso, e acho sobre o assunto.


Acredito que em um momento de crise como essa, nos devemos deixar nosso orgulho de lado e tentar sobreviver ate o fim da mesma trabalhando em qualquer lugar e mesmo se for ganhar pouco, que seja o suficiente para viver descentemente e com o basico.


Muitos brasileiros que moram aqui no japão não tinham nada no brasil, e quando chegaram aqui e sentiram o gosto do [salario certo] todo mês, gastavam ele sem pensar no dia de amanhã....

Eu acho que devemos tentar tirar um proveito dessa crise. Ver que para quem quer ficar aqui muito tempo, precisa aprender o japonês para poder ter um emprego melhor e melhor qualidade de vida.

Eu mesmo estou fazendo isso. Ate antes da crise, eu estudava japonês so quando não tinha nada para fazer. Agora todo dia eu estudo pelo menos umas 2 horas antes de dormir, e acreditem, faz diferença.

Lembremos do ditado:
Em roma seja ROMANO.
No japão seja japonês e fale tambem.

15 comentários:

Anônimo disse...

é complicada esta crise, eu achei que tods pessoas que fosem pro japão juntassem dinhei mas to vendo qe nem indo pro japão alguns brasileiros não mudam sua mente...

Eveline disse...

Ola
Gostei muito do seu blog, inclusive desse poste!
Realmente a crise no Japao esta terrivel, mas concondo com vc, eh uma boa oportunidade p nos brasileiros nos interessarmos mais em aprender mais o nihongo!
e olha soh, nao sei se vc sabe, mas CRISE em japones, se escreve 危機 (kiki) a primeira letra eh de ayaui, abunai(perigo), poren a segunda letra significa kikai
(chance)!incrivel ne!

Anônimo disse...

vagabundo é vagabundo em qualquer lugar, seja no Brasil ou no Japão. É normal que os habitantes de um país tenha preferência em demitir os estrangeiros.

Pachan disse...

Estou gostando mto do seu blog, parabéns pelas postagens e tantas coisas q vc traz para nos que queremos conhecer mais dessa cultura ^^
Quanto a esse poste, achei mto bom e concordo demais com sua opiniao. Ja q eu moro na Suiça e vejo o msm q vc, mtos brasileiros falando mal do pais q lhes acolhe.
Esta certinha hehe no minimo tenha vergonha na cara e aprenda a lingua né...acho que é mto folga ja querer ser bem tratado num pais onde vc nmal consegue se comunicar...

Anônimo disse...

Hummmm... é complicado... Eu meso conheço uma pessoa que foi para o Japão, mora a 5 nos aí e não fala absolutamente nada!!!! E o pior: não respeita uma única tradição daí!!! Bem, se um japonês viesse à minha casa e não respeitasse as regras brasileiras de boas maneiras eu me sentiria extremamente insultado!!! Se eu fosse para o Japão, aproveitaria ao máximo essa experiência. Não existe crise para que é esforçado!!! Se você procurar uma solução para esse PROBLEMA, com dedicação e força de vontade conseguirá resolvê-lo.

Um abraço Chise,

saf123

P.S: Desisti de achar Shin-chan... são mais de 2.000 episódios do Bart Japones...

Anônimo disse...

Adorei seu blog.Eu voltei do para o Barsil em Fevereiro por causa da crise, mas durante 1 ano que fiquei lá, sempre economizei o máximo.Muitas pessoas ate me chamavam de pão dura.Mas graças a Deus voltei para o Brasil com uma grande experiência de vida.Realmente tb conheci varias pessoas que falam mal do Jãpão, mas que nunca vão embora.Poxa se não gosta do País pq continua mesmo desempregado.Ficam para receber o seguro desemprego e ainda fala mal do japão.Com certeza essas pessoas qdo estão no Brasil falam mal do Brasil tb.
Eu amei o Japão.O Japão é bom para quem sabe aproveitar as oportunidadee e para as pessoas com cabeça.
AMO O JAPÃO!!!!!

Anônimo disse...

o pior de tudo é se iludir e achar que o pior da crise já passou, o mercado só está funcionando ainda por causa dos 10 trilhões de dolares injetado no mercado pelo governo de vários países, quando este dinheiro acabar teremos a verdadeira crise. Todo mundo quer fazer parte de um grupo social e ser reconhecido por ele, mas voce não precisa negar suas raizes para aprender novas culturas.

Anônimo disse...

Muitos brasileiros não se viam na obrigação de saber a língua por "carregar" a produção nas costas!...

Muitos Brasileiros passam dificuldades por culpa de outros conterraneos...fila pra conseguir apato onde tem um monte vago não é por acaso!

Alguns shains da até vergonha de tão vagals!

No Brasil tbm se manda embora quando produção cai!A diferença é que você pode ser um funcionário efetivo de 15 anos de fábrica...

Essas pessoas que reclamavam devem ser meio lesadas, pois era livre pra escolher o trampo que quisesse...não ta aguentando?PEDE PRA SAIR!Fica ai queimando filme!

Saudades de ser bem atendido mesmo sendo estrangeiro!...

Anônimo disse...

isso é verdade tanto q procurei q achei trampo,quem procura acha, e ja vi muito falando q o japão é uma merda, o japão não é uma prisão, vc ta livre pra ir embora quando quizer, basta comprar uma passagem........

Anônimo disse...

É importante a pessoa se adaptar às peculiaridades da região onde ela pretende morar. Mas, tomo muitos japoneses como exemplo do contrário aqui: muitos que vivem há décadas aqui e não sabem falar português, ou falam muito pouco, e conseguem se virar aqui. Parece que o Brasil dá brechas pra que as pessoas possam viver melhor, sem se integrar ao Estado.

Daia Yoko disse...

Nossa, faço suas as minhas palavras! Isso é um bando de gente ignorante, que não sabe dar valor as coisas que conquistam, aqui no Brasil, trabalhamos para sobreviver. Se essas pessoas tem a oportunidade de estarem em local tão maravilhoso quanto o Japão, deviam saber aproveitar, como vc disse, todos temos que pensar em situações dificeis e se prepararmos para elas, pois não esta facil em nenhum lugar do mundo. Esses brasileiros que reclamam tanto, eles que voltem para o Brasil e continuem ganhando um salario de miseria para ver como é bom!!

Parabéns pelo Blog!!!!

Anônimo disse...

pois é nada é para sempre, uns amos se ganham e outros se perdem,o problema que pessoas que mumca tiveram acesso a esses produtos e essa qualidade de vida igual a do japão,é como ditado:quem mão sabe comer,abusa que se lambuza.Se tivesse mantido a mesma meta,objetivo,o de guardar o máximo possível pensamdo em um dia voltar ao brasil,o pelo menos ir investimdo, aplicando,em imóveis,carros,pequemos negócios mo brasil.com certeza seria bem mais fácil passar por essa crise,que é mundial,se fosse só em determinados países,haveria desculpas,mas é geral,bom eu digo isso por experiência própria,pois morei durante 5 amos,e juntei tudo que podia, retornei ao brasil montei um negócio,que hoje vale o dobro,valeu a pena pois vejo os meus primos e afins, passando quase fome mo japão,por mão terem guardado,mas usufruindo de tudo,carro,celulares todo mês,móveis novos todo amo, viagens,baladas etc...hoje ...que situação, nem passagem para voltar e pior mão tem nada mo brasil,e nada mo japão,pois se precisarem retornar,tem de deixar tudo lá,móveis,carros,etc...será que isso é para sempre...?se mão falar,e ler e escrever muitoooo bem,pode ter certeza uma hora a fonte seca, pensem nisso,abçs e boa sorte como eu tive,que Deus abemçoe tds, conselho...gaste 30%do liquido e guarde 70% do liquido,o amanhã a Deus pertence...

Anônimo disse...

QUEM AMA O JAPÃO É MASOQUISTA DE NASCÊNCIA!
EU TAMBÉM JÁ VÍ MUITO JAPONÊS AQUI MESMO NO BRASIL FALANDO QUE "O BRASIL É UMA MERDA OU QUE SÃO PAULO É UMA BOSTA", MAS NÃO VOLTA DE FORMA NENHUMA PARA O JAPÃO ( A NÃO SER PARA PASSEAR E REVER PARENTES, MAS MORAR MESMO ELES QUEREM O BRASIL!!!!)

Anônimo disse...

SOU BRASILEIRO CASADO COM UMA NISSEI , CONSEGUI TUDO AQUI SEM TER QUE IR PARA O JAPÃO SOU UM GUERRILHEIRO E SOPBREVIVO AQUI E VOCÊ QUE É DESCENDENTE E NÃO É GUERREIRO VAI PARA O JAPÃO É LÁ QUE FICAM OS INCOPETENTES

Anônimo disse...

Faz parte da cultura japonesa o nazismo ! O povo japones eh mediocre ! Extremamente preconceituosos , querem estar sempre por cina da situacao, acham que sabem tudo... Sao um bando de macacos amarelos !!