sábado, fevereiro 28, 2009

Pos venda, no japão é tão importante quanto a venda




Nesses 4 anos que estou morando no japão pude percerber que o [Pós venda] é tão valorizado quanto a propria venda em si.

No japão quando vamos a alguma loja comprar alguma coisa [eletronico, eletrodomestico,roupa,carro,etc etc] sempre escutamos o famoso [Irashaimase - Seja bem vindo] isso é praxe em qualquer lugar que voce for, basta entrar na loja para que algum funcionario o cumprimente dizendo [Seja bem vindo] em japonês.

Para um estrangeiro que vem pela primeira vez ao japão, acha que o vendedor é simpatico demais ou esta paparicando agente. Isso porque no brasil estamos acostumados a entrar na loja e olhar os produtos para depois procurar o vendedor e com ele tirar duvidas ou comprar o produto escolhido.

No japão, no momento em que voce entra em alguma loja, o vendedor ja o cumprimenta e mostra que ele esta ali para te ajudar no que puder a respeito do produto que ele esta vendendo. Alem disso, eles tentam prestar o melhor atendimento possível para poder agradar o possivel cliente o suficiente para fideliza-lo e o mesmo depois voltar para fazer uma nova compra.

Acredite, pode parecer algo ''normal'' mas so quem vive aqui muito tempo sabe o que é esse sentimento de ''segurança'' no que esta adquirindo em algum produto.

Outro ponto é o [Pos venda], no brasil quando compramos o produto e o mesmo da algum defeito, normalmente passamos uma maratona de [Cha de cadeira, enrolacao, e demora] para poder consertar o produto.

No japão se voce leva um produto quebrado [ex: forno microondas] a pessoa que te atender ela ja vai fazer aquela cara de desespero e falar [sentimos muito por isso ter acontecido, vou providenciar um jeito de resolver o mais rapido possivel esse problema] e nao deixa voce tomando um cha de cadeira por horas como no brasil.

Alem disso em muitos casos, se o produto nao tiver mais em estoque ou for demorar mais que o prazo normal de troca [entre 7 a 10 dias] o vendedor oferece a opcao de [devolucao total do valor pago] ou [troca por outro produto semelhante].

O atendimento em [bancos, correios e derivados] no japão tambem é algo de se aplaudir, no banco ou correio por exemplo sempre tem 1 ou 2 funcionarios na entrada para lhe guiar e orientar para onde deve ir para fazer a operação que precisa da maneira mais rapida e facil. Além disso, dificilmente se ve [Filas Enormes] pois os japoneses odeiam [esperar mais de 5 minutos] para ser atendido em algum estabelecimento.

Eu mesmo quando comprei o meu carro, o vendedor de vez em quando me ligava para saber se estavas tudo bem e se eu estava gostando do carro, alem disso ele sempre me ligava para informar e agendar a revisão periódica do carro [6 em 6 meses]alem de falar que podia ligar para ele caso acontecesse algum problema que ele estaria pronto para ajudar no que for.

Enfim, o que posso dizer que no japão, os funcionarios desses estabelecimentos tem a plena consciencia que o salario deles dependem da venda que eles fizerem, e por isso eles tentam agradar o maximo possivel para conquistar o cliente e te-lo de volta em uma outra oportunidade.

Acho que esse [Mimo] seja o principal [trunfo] dos vendendores japonesa baseada na venda de produtos de [qualidade] e suporte total apos a compra do mesmo, e a simpatia e o sorriso que faz que o comprador sempre volte.

Fim

12 comentários:

Anônimo disse...

"e por isso eles tentam agradar o maximo possivel para conquistar o cliente e te-lo de volta em uma outra oportunidade".

cara vc falo tudo aki no brasil os vendedores em geral atendem vc como se estivesem fazendo um favor, eles acham que atendendo mal ou bem eles vão continuar a receber, mas não pensão nas vendas futuras que a loja poderia ter com os clientes que poderiam voltar a fazer compras.

Anônimo disse...

aqui no brasil o q rola msm eh uma safadeza do governo

foda-se o cliente
foda-se o empregador

aqui os senhores sao os empregados
pois sao eles que nos fazem os favores

o governo simplemente pos uma arma contra a cabeça dos donos dos meios de produçao e disse:

"nos vamos criar dificuldades pra vc abrir uma empresa, se vc for homem o suficiente pra abrir, nos vamos criar caso pra vc tocar pra frente, se vc tocar pra frente, vc vai ter q seguir as regras e nao sonegar, se nao sonegar seu lucro eh reduzido, seus funcionarios e q por coincidencia sao meus eleitores tem todo os direitos possiveis e os impossiveis.

os consumidores q se sentirem lesados, bom, eh problema deles, se entrarem na justiça, eh problema seu.

Irashaimase e volte sempre"

Anônimo disse...

ps: [sarcasmo]viva lula[/sarcasmo]

Rogerio067072 disse...

Em relação a bancos nossa cultura é muito diferente já que a ela está associada a relação custo/lucro. Por isso o n° reduzido de funcionários. No Japão o nível educacional é muito superior ao nosso, logo eles utilizam as ferramentas tecnológicas disponíveis com maior naturalidade, aqui a grande maioria dos correntistas tem medo, ou não sabe utilizar os aterminais de auto-atendimento, aí vai todo mundo pra fila reclamar.
Talvez quando tivermos um bom sistema educaiconal as coisas melhorem.

Kenpachi disse...

Olá como esta?Gostei bastabte do seu blog,gostaria de falar alguns assuntos com você se possivel envia um email que respondo com o assunto ok valeu e abrigado por ter lido...
mazionanimaster@gmail.com

Unknown disse...

Cara, gostei da informação, vou usar quando for empresário =D

Arigato!

Anônimo disse...

Opa,

Só agora vi que vc tinha voltado com o Blog Chise, boa sorte com ele, e continua postando curiosidades sobre sua vida no japão...
Boa sorte com o emprego de auxiliar de enfermagem e sucesso.

See ya

Serralheria Art's Nigeria disse...

Muto bom chise !!! Eu gostaria de um atendimento deste aqui no Brasil, sinto muita falta disso, acho que se deve a falta de cordialidade daqui ou mesmo de respeito, as empresas não tão nem ai, eo famosissimo "chá de cadeira" realmente num dá...

Anônimo disse...

Opa...
vi o link do seu blog atravéz do Tengoku!
gostei muito, e queria sugerir 1 post, sobre a situação dos brasileiros ai no japão, a mídia aqui fala de muito desemprego e brasileiros passando fome.
no mais parabéns pelo blog!
abraços

Marcio Saiki disse...

Muito bom o blog. Sempre bati na tecla do respeito como herança cultural e cada vez mais tenho certeza disto. Sem desmerecer o brasileiro, pois também sou e você vê isto já no atendimento de bordo dos aviões, viajar com a JAL é completamente diferente do que TAM ou GOL ou qualquer outra que seja.

Eliton disse...

excelente artigo!!! meus parabens!!! realmente os vendedores japoneses sao muito bons!!! queria que fosse assim aqui no brasil!!!

Anônimo disse...

Primeiro mundo é primeiro mundo. Quando falo que vou para o Japão as pessoas gozam de mim, foda-se o Brasil, é só o tempo de terminar minha facul.

Vlw pelas informações.