sábado, fevereiro 28, 2009

Pos venda, no japão é tão importante quanto a venda




Nesses 4 anos que estou morando no japão pude percerber que o [Pós venda] é tão valorizado quanto a propria venda em si.

No japão quando vamos a alguma loja comprar alguma coisa [eletronico, eletrodomestico,roupa,carro,etc etc] sempre escutamos o famoso [Irashaimase - Seja bem vindo] isso é praxe em qualquer lugar que voce for, basta entrar na loja para que algum funcionario o cumprimente dizendo [Seja bem vindo] em japonês.

Para um estrangeiro que vem pela primeira vez ao japão, acha que o vendedor é simpatico demais ou esta paparicando agente. Isso porque no brasil estamos acostumados a entrar na loja e olhar os produtos para depois procurar o vendedor e com ele tirar duvidas ou comprar o produto escolhido.

No japão, no momento em que voce entra em alguma loja, o vendedor ja o cumprimenta e mostra que ele esta ali para te ajudar no que puder a respeito do produto que ele esta vendendo. Alem disso, eles tentam prestar o melhor atendimento possível para poder agradar o possivel cliente o suficiente para fideliza-lo e o mesmo depois voltar para fazer uma nova compra.

Acredite, pode parecer algo ''normal'' mas so quem vive aqui muito tempo sabe o que é esse sentimento de ''segurança'' no que esta adquirindo em algum produto.

Outro ponto é o [Pos venda], no brasil quando compramos o produto e o mesmo da algum defeito, normalmente passamos uma maratona de [Cha de cadeira, enrolacao, e demora] para poder consertar o produto.

No japão se voce leva um produto quebrado [ex: forno microondas] a pessoa que te atender ela ja vai fazer aquela cara de desespero e falar [sentimos muito por isso ter acontecido, vou providenciar um jeito de resolver o mais rapido possivel esse problema] e nao deixa voce tomando um cha de cadeira por horas como no brasil.

Alem disso em muitos casos, se o produto nao tiver mais em estoque ou for demorar mais que o prazo normal de troca [entre 7 a 10 dias] o vendedor oferece a opcao de [devolucao total do valor pago] ou [troca por outro produto semelhante].

O atendimento em [bancos, correios e derivados] no japão tambem é algo de se aplaudir, no banco ou correio por exemplo sempre tem 1 ou 2 funcionarios na entrada para lhe guiar e orientar para onde deve ir para fazer a operação que precisa da maneira mais rapida e facil. Além disso, dificilmente se ve [Filas Enormes] pois os japoneses odeiam [esperar mais de 5 minutos] para ser atendido em algum estabelecimento.

Eu mesmo quando comprei o meu carro, o vendedor de vez em quando me ligava para saber se estavas tudo bem e se eu estava gostando do carro, alem disso ele sempre me ligava para informar e agendar a revisão periódica do carro [6 em 6 meses]alem de falar que podia ligar para ele caso acontecesse algum problema que ele estaria pronto para ajudar no que for.

Enfim, o que posso dizer que no japão, os funcionarios desses estabelecimentos tem a plena consciencia que o salario deles dependem da venda que eles fizerem, e por isso eles tentam agradar o maximo possivel para conquistar o cliente e te-lo de volta em uma outra oportunidade.

Acho que esse [Mimo] seja o principal [trunfo] dos vendendores japonesa baseada na venda de produtos de [qualidade] e suporte total apos a compra do mesmo, e a simpatia e o sorriso que faz que o comprador sempre volte.

Fim

sábado, fevereiro 21, 2009

Comerciais japones que mais gosto.

O brasil sempre foi um berço de propagandas de tv de diversos produtos que consquistavam por sua criatividade e simplicidade.

Mas o japão tambem apesar de nao ser um país com um [Berço] de propagandas conhecidas internacionalmente, tem propagandas que são muito bem feitas para diversos tipos de mercado.

Eu de agora em diante irei colocar algumas aos poucos e as que eu puder eu irei colocar o significado para que voces possam entender.


NISSAY [Empresa de seguros de vida e diversos outros tipos] Na propaganda fala que se um [Seguro] não for bem investido, ele não sera [útil] um dia quando precisar.
Fala que não se pode demonstrar AMOR com dinheiro. Mas se voce investir esse dinheiro para alguem que voce ama, voce conseguira expressar esse amor.

Ai mostra o pai indo trabalha e a filha indo junto com ele desde pequena.



Meiji Yasuda [Empresa de seguros] com diversas fotos de pessoas comuns que enviaram a empresa, fizeram um fotobook mostrando os [filhos, netos, parentes] de clientes em diversas situações de [felicidade].

Primeira


Segunda


terceira


Ultima


SEIKO [Fabricante Japonesa de relogios conhecida mundialmente] Na propaganda fala que em 1seg podemos expressar sentimentos que nunca esqueceremos em nossas vidas como (Gratidão, apoio, despedida, perdão, conhecer alguem, tristeza. No final da propaganda fala [1segundo de felicidade, 1segundo de lagrimas, para sempre.... 1segundo].

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Vivendo e aprendendo

Ola pessoal tudo bem? espero que sim.

Hoje eu vou falar sobre meu curriculo profissional dos trabalhos que ja fiz nesses 4 anos de japão.

1º Trabalhei como [Atendente] de uma loja de [Cd's,livros,games e etc] chamada [Wonder goo - http://www.wonder.co.jp/
2º Trabalhei em uma fabrica de Bentou [Comida estilo marmita] chamada [Freshdinner]
3º Trabalhei como [Vendedor e téc de computadores] em uma loja chamada [Newsky - www.newskyjp.com]
4º Trabalhei em uma empresa de impressão industrial não só de folhas com de cicuitos eletronicos e etc etc. [ http://www.toppan.co.jp/ ]
5º Trabalhei em uma fabrica de peças de ferro [sensui kogyo]
6º Trabalhei em uma fabrica de solda [Koshikawa kogyo]

e por fim irei falar do meu novo emprego que eu espero que eu possa ficar para sempre!

7º Auxiliar de enfermagem [Kaigoshii] em japonês.


Uma foto do hospital que estou trabalhando.
O nome do hospital é [Sousen Hospital] é um hospital especializado em atendimento aos idosos [Que no japão so cresce]. Além de funcionar tambem como [Moradia] para os que precisam de tratamento contínuo e avaliação medica constante.

Meu trabalho durante o dia envolve varias coisas como [Ajudar os idosos a se locomoverem, alimentarem, dar banho, remedios e etc etc etc]

Estou gostando muito desse novo ''mundo'' que apareceu na minha vida. Todo dia esta sendo muito divertido e gratificante, pois todo dia eu recebo o carinho dos idosos e dos familiares que vem visita-los. nunca imaginei que trabalhar em algo assim seria tão gratificante espiritualmente.

Tem o lado triste que é ver idosos que nao conseguem mais falar ou tem problemas de memoria ou nao conseguem se locomoverem. Mas mesmo assim eu me sinto feliz por poder ajudar a eles em tudo que eles nao conseguem fazer sozinho.

Em breve eu vou escrevendo mais sobre o que for acontecendo no meu trabalho e dividindo com voces as minhas novas experiências do dia a dia que estou vivendo.

domingo, fevereiro 01, 2009

Um governador japonês diferente

Bem, todos sabem que quando falamos em japoneses, imaginamos que são pessoas de carater[Serio,responsavel,educado e inteligente e etc etc etc...]

Mas venho mostrar para vocês que o japão de hoje em dia pode surpreender a todos com algumas pessoas ''Fora do padrão japonês'' que trabalham em postos do alto escalão do governo.

Hoje irei falar sobre o governador do estado de [Miyazaki] que fica bem ao sul do japão.

Seu nome: Hideo Higashikokubaru
Idade: 51 anos
Governador do estado de Miyazaki
Foto:


Sim, esse é o famoso [ex-prefeito e atual governador do estado de Miyazaki] no japão.

Ele antigamente era comediante da TV japonesa e pelo que eu ouvi falar [não muito popular], mas um dia em descanso em sua terra natal [Miyazaki] um colega dele político perguntou se ele não teria interesse de entrar para política, pois era muito sorridente e carismatico.

Ele então sem pensar 2 vezes aceitou o convite e entrou no meio político e logo depois se candidatando a prefeitura da sua terra natal [Miyazaki] e depois para governador da mesma.

O estado de miyazaki estava mal das pernas, sua economia estava enfraquecendo e cada vez mais pessoas estavam indo para outros estados para viver e procurar emprego. Vendo tudo isso, ele se tornou ''Garoto propaganda'' do estado. Como sempre era convidado para ir na TV, ele aproveitava para fazer propaganda [Cultural, gastronomica e etc] da cidade e sempre levava produtos que eram feitos la para os participantes dos programas de TV.

Pensando tambem no bem da cidade, ele voltou a universidade e se formou recentemente em [Ciências políticas] para poder administrar da melhor maneira possível o estado.

A cidade ja era conhecida por sua natureza e gastronomia, e ficou ainda mais depois dele ter feito mais e mais propaganda do estado, a economia se transformou e hoje prospera com segurança, as pessoas que antes tinham saído do estado, agora estão voltando e fazendo sua vida na terra natal

E com isso, o povo de miyzaki que ja o respeitava, começou a admira-lo como se fosse o [salvador] do estado, todo lugar que ele ia as pessoas queriam cumprimenta-lo,falar com ele, tirar foto, e ele sempre atencioso atendia o maximo de pedidos que podia.


Ele virou um símbolo do estado e como vocês podem ver abaixo, muitos dos produtos vendidos em miyazaki vão com a imagem dele.




































































Fotos dele fazendo propaganda dos produtos do estado de miyazaki em outros estados com as pessoas comuns.















































Trem da cidade com paisagens naturais do estado de miyazaki e claro com seu garoto propaganda.





























Ele é famoso no japão todo, no ano passado ele foi para a cidade de [Samito no estado de Hokaido] extremo norte do japão para divulgar produtos do seu estado, abaixo como vocês podem ver, milhares de pessoas se reuniram para poder ve-lo e veram que no encontro ele é muito atencioso e engraçado.



Bem espero que tenha gostado de saber desse poltico japones [fora dos padrões] que existe aqui no japão e nem por isso deixa de ser popular.

Fim