terça-feira, junho 07, 2011

Devolta com o blog[Terremoto de 9.0]

Ola gente, depois de um longo tempo sem postar eu voltei e espero poder continuar com minhas postagens semanais que fazia normalmente desde o comeco.

Dia 11/03/2011, um dos piores terremotos da historia aconteceu no japao, mais precisamente 9.0 de magnetude na escala richther e eu estava aqui e presenciei isso.

Mas inves de falar sobre o terremoto eu irei falar sobre o [Sistema de Aviso Nacional de terremotos] que existe aqui no japao.

O instituto de Sismologia e Meteorologia japones tem canal aberto para divulgar alertas de [Terremotos,tsunami,chuvas fortes,tufoes,ventos fortes e etc] em rede Nacional ou apenas regional em sistemas de [Radio,Tv,Internet,Celular(sms)]

No casso do terremoto o aviso normalmente chega entre 5 a 10segundos antes do tremor. Mesmo o japao tendo a melhor tecnologia de previsao de terremotos do mundo, ele atualmente so e capaz de prever em apenas poucos segundos antes, mas que fazem uma grande diferenca.

Um amigo meu me falou uma vez no MSN:

-Po cara, 10seg nao da para fazer nada, esse negoco e inutil.

Agora meus queridos leitores, pergunto a voces se 10seg e inutil ou nao nestas situacoes:

-Uma bomba relogio vai explodir em 10seg, voce vai correr para o mais longe possivel certo?
- Um aviso diz que dentro de 10seg o aviao vai entrar em turbulencia forte. voce vai colocar o cinto de seguranca certo?

No caso do terremoto e a mesma coisa, seje 5 ou 10 seg e o tempo de voce se proteger da melhor forma possivel e evitar se machucar pelo terremoto.

No caso da tv japonesa o sistema de aviso de terremotos entra no meio da programacao normal.
E emitido um alerta sonoro unico e visual mostrando o mapa do japao e das regioes que vao ser atingidas por um forte terremoto.

No video abaixo voces vao ver que estava passando um noticiario normal e depois entra um reporter ao vivo direto de um abrigo perto de uma zona afetada pelo grande terremoto de marco.



A partir de 34seg um tremor de magnetude 6 atinge o local onde esta o reporter[ele entra em desespero] e 2seg depois entra o sistema de alerta de terremotos dizendo [Alerta de terremoto: . Esteja preparado para choques muito fortes.” ] informando no mapas as regioes que vao ser atingidas.

Logo depois do aviso, em 02:37 entra o sistema de alerta de tsunami informando no mapa em cores [Amarelo - precaucao com tsunami e vermelho - tsunami iminente] logo depois do video ate o final dele a tv comeca a mostrar todos os dados do terremoto e tsunami.

Aquele som que entra junto com o alerta de terremotos e para os japoneses algo como o [Plantao da globo] pois nao e um alerta exibido frequentemente, so em situacao de extremo perigo. existe muitos japoneses que so de ouvir esse barulho ja entram em desespero.

O sistema tambem emite o alerta em forma de SMS para todos os celulares das possiveis regioes a serem atingidas pelo terremoto. O celular mesmo se estiver em modo [Vibratorio] ele emite alerta sonoro na potencia maxima .

Abaixo segue o video como exemplo.



ate mesmo o iphone tem um app so para isso.




Como voces podem ver o japao investe muito em tecnologias para prevencao de desastres naturais, e cada vez mais elas sao uteis para poder nos salvar do pior mesmo que seje pouco segundos antes de acontecer.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem vindo de volta Chise

Anônimo disse...

Como vc tá ? td bem ?

Anônimo disse...

Olá! Chise, acabei de te conhecer e fiquei encantada com os seus relatos.
Sempre sonhei em conhecer a terra dos animes e mangás! Em breve vou abrir uma loja especializada em camisetas e acessórios de animes e mangás, eu mesma vou produzir as estampas das camisetas. Foi muito bacana conhecer Akihabara através de você. Se algum dia eu tiver a oportunidade de conhecer o japão, ficaria muito feliz em te conhecer também. Um grande abraço!!!