domingo, dezembro 24, 2006

Natal no japão?

O natal chegou mas para mim e mais 1 dia comum que se passa....


Isso porque pra muitos que não sabem o natal no japão caso você seje parte de alguma familia japonesa ele não tem o menor sentido, nada de ceia de natal, arvores e enfeites, todo mundo esperando da 00:00 do dia 25 pra desejar seus votos uns aos outros, nada disso.

Pra quem vem de familia tipicamente brasileira[eu] o natal no japão acaba se tornando algo triste e depois cotidiano [como um dia comum] pois pro povo japones de maioria [budista e xintoista] o natal não tem siginificado algum além do comercial.

E conhvenhamos esse ano o comercio tava querendo tirar leite da palha[se o ditado tiver certo] a maioria das lojas começou a colocar enfeites de natal no dia 25 de outubro, tudo pra poder vender mais e faturar mais com o fim de ano.

Mas eu vendo isso ja a 3 natais seguidos percebo que e uma epoca [de compras] apenas, muitos japoneses recebem seu salario + bônus e vão as compras e nelas ficam, nada mais do que isso.

Apesar disso as crianças japonesas por incrivel que pareça sabem e acreditam no papai noel, por isso nas familias com crianças pequenas e possivel ainda ter uma [ceia, enfeites de natal] e ate quem sabe o [papai noel] sendo o pai disfarçado e claro.

Normalmente a ceia de natal japonesa e constituida de.

X-mas cake [Bolo de Natal] normalmente e pequeno,caro e gostoso


Frango frito que normalmente e comprado na rede americana [Kentuck fried Chiken] que vende um [combo] especial de natal que se parece um pouco com essa propaganda



Propaganda em video


Ai o resto varia muito com a familia, [Arroz,salada,sushi] entre outros.


Bem hoje e so isso, no ano novo ja que e uma data que os japoneses dão um pouco mais de valor eu vou tirar fotos inclusive do templo em que irei no dia 01 de janeiro e colocarei aqui pra voces verem.

Um feliz natal pra todos e um ano novo com muita alegria e paz ja que so postarei em 2007^^

deixe seus coments^^

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante como o Natal pode ser dividifo em seu aspecto tradicional e seu aspecto comercial.

No Brasil, país cristão, há esse aspecto tradicional de efeitar a casa, reunir a família, presentear, ceiar e esperar a meia-noite. No Japão o Natal deve paracer com o Halloween para nós, algo esquisito, sem sentido e descaradamente importado.

Agora essa de as crianças conhecerem o Papai Noel é o aspecto comercial, muito mais vinculado pela televisão que pela tradição familiar. Queria saber como era o Natal no Brasil nos anos 50, antes da Coca-Cola inventar o Santa-Claus....

Anônimo disse...

Pra voçê ver como as cultura são diferentes em outros países,ainda mais o natal uma data tão valorizada aki no Brasil

Anônimo disse...

Não gosto de natal mesmo,data sem significado pra mim
huhauahuahuhauhuahaua
sou Budista e acho muito legal o natal pelo fato das crianças gostarem,elas demonstram muita felicidade e esperança,isso faz qualquer um gostar do natal,muito legal as Crianças dai gostarem e acreditarem no Papai Noel

Anônimo disse...

Meu filhão, pelo que li-e e assiste no seu site, os comentario são muito bons ou melhor excelentes, podendo até revigorar as saudades dos descendente japoneses ou não japonenses, porem com mas vontade de saber mas do seu pais, ora sabendo eles apenas por noticias,ruins e não as atuais do dia a dia,e sobre as festas anoais, eu mim refiro as dos floclore tanto brasileiras ou do pais que agora voce faz parte, isso não é muito normal, mas para um cidadão ou uma cidadã honesta isso é muita coisa, porem fica os momento de saudade, mas como voce é e continua sendo um desbravador (PUXOU AO PAI VIAJANTE DO TEMPO) o que importa é o seu futuro, ninguem vivi, um pensando no outro, so a queles não pensam, não ligue olhe pra sua familia (voce e sua esposa) o seus pais e irmão e amigos estamos felizes ,porque ?? voce esta feliz, seu passou por isso muitas vezes, mas guentou , voce tambem esta passando e em breve verá pra os seus, se vier ou não a palavra VENCI-E e pode gritar URUUUUUUUUUUUUUUUUUUU com lagrima nos olhas e dizer eu sou vencedor. at: Admir A. da Silva - esse é meu filho." Guiguinho "