quarta-feira, janeiro 03, 2007

Ano novo no Japão

Primeiramente quero desejar um feliz ano novo para todos aqueles que visitam meu blog e que 2007 seja repleto de felicidade, saúde e muitas conquistas.

Bem vamos ao que interessa [ Ano novo no japão ]

No brasil estamos acostumados a passar o ano novo com a familia e parentes em nossas casas ou na casa de parentes reunindo [a familia e primos tios e avós] além daquele banquete de ano novo dos mais variados tipos e gostos de comida que agrada a todos.

Todo mundo espera dar 00:00 pra todos se abraçarem e desejar seus votos de ano novo uns aos outros e na maioria comemorarem ate o dia amanhecer.

Bem esse é o ano novo do brasil, vamos agora ao ano novo do japão e diferente não tem fogos [exceto tokyo e lugares turisticos] se voce ousar soltar algum rojão na virada do ano novo em frente a sua casa voce corre o serio risco de ser preso por pertubação XD, e aquela cena de familia reunida também não ha, normalmente os japoneses esperam dar 00:00 e depois vão dormir e somente no dia seguinte desejão [Feliz ano novo] uns aos outros.

Antes da virada de ano novo normalmente se come o tradicional [Moti ou Mochi] é um doce feito a partir do arroz socado que fica de forma achatada e que normalmente tem recheio de [Azuki - Doce de feijão] no meio dele. O moti quando comido tem forma meio elastica e estica [semelhante ao chiclete] que pros japoneses quer dizer [vida longa] quanto mais esticar melhor.

Além disso pelo mesmo sentido acima os japoneses costumam comer [SOBÁ] na véspera do ano novo. Normalmente as famílias se reúnem para comer a iguaria feita de macarrão de trigo sarraceno, também chamado de toshikoshi-sobá —literalmente macarrão da passagem de ano, e por ser fino e longo, o sobá simboliza longevidade.

E pela 3º vez seguida uma amiga minha [Emi Fukuda] me convidou para participar junto com a familia a tradicional arte de fazer o doce [Moti] na casa dela, e por isso eu tirei algumas fotos e videos da qual irei mostrar aqui.

Atualmente fazer o [Moti] caseiro é algo difícil de se ver, pois a maioria dos jovens hoje em dia não se interessam ou acham [complicado e chato] fazer artesanalmente o doce, coisa que não é e que qualquer um com um pouco de interesse pode fazer tão bem quanto um japonês^^

Bem vamos as explicações do que se usa. [Irei explicar em portugues tudo]

Essa especie de vasilhame na verdade e um tronco de arvore do qual foi feito um buraco no meio para que o arroz ainda quente possa ser colocado e [prensado] para que firme em forma [elastica]



Esse martelo também feito em madeira [normalmente do mesmo tronco] e usado para pensar o arroz e em seguida bate-lo para que fique em forma elastica.


Depois vem o arroz, como voces podem ver pela foto o arroz e colocado nessa panela, sendo que antes de colocar o arroz normalmente e colocado um [pano] e em seguida o arroz, isso porque na hora que o arroz esta pronto esse pano e usado para evitar que o arroz grude na panela e ajuda também na hora de colocalo no tronco. o arroz e feito com fogo feito por madeira e não por gás, tudo de forma artesanal como podem ver. como tampa e usado uma tampa feita de madeira e acima fica uma colher de madeira pra mexer ou verificar se o arroz esta no ponto.



Bem depois do arroz pronto e que começa o [Bate-Bate] nesse video vocês veram como e feito o doce japonês ^^ [ O irmão da minha amiga e a mulher dele que começam fazendo, e no fundo o pai dela fica vendo se ta fazendo direitinho] XD





Depois de pronto ele fica assim [Minha amiga Emi fukuda segurando o moti]



Bem como fui convidado eu não podia ir so comer e sim ajudar, e além disso eu fui meio que atrasado vestido de papai noel e levei uma garrafa de [Velho Barreiro Gold] pro pessoal sentir o poder da cachaça brasileira XD, em troca eles me deram uma garrafa de sake pra eu beber o quanto quiser XD.





Eu XD

Depois tirei uma foto com a minha amiga e o irmão dela que de tanto frio colocou a toca no olho XD



Uma foto com o pai dela [meio triste] mas nao perdendo a pose na hora de tirar a foto comigo^^




Meio triste pelo seguinte, agora em 2007 a minha amiga vai entrar em um programa de intercâmbio em uma organização semelhante a cruz vermelha, ela é fisioterapeuta e ira passar 2 anos em um país aqui da ásia chamado [Parao] acho que e assim que se escreve, por isso esse ano foi ultimo em que ela participou junto com a familia e por isso nos proximos 2 anos ela possivelmente nao podera estar junto deles, eu conversando com ela vi que ela tambem estava meio triste mas era uma decisão que ela tinha tomado sobre algo que ela queria tentar, e por isso ela falou assim [Anderson ano que vem eu conto com voce pra ajudar meus pais no meu lugar ate que eu volte] e eu claro irei ir em 2007 e 2008 com toda certeza para retrebuir o carinho que eles me deram quando fui a primeira vez.

Das 5 vezes em que o moti foi feito eu e minha amiga fizemos juntos 3 e os outros 2 foram feitos pelo irmão e a mulher e pela mãe e o pai dela.


Eu me preparando pra fazer o moti.



No processo eu bato e ela fica virando o arroz para que eu possa socar novamente.


Ela virando o arroz.


E no final uma foto do pessoal saboreando a culinaria.



Bem mesmo que não saibam português eu agradeço a familia [Fukuda] e a minha amiga [Emi] por ter me convidado nessas [3 vezes] para participar de algo tão importante em que normalmente so e reservados a parentes da familia.

Agradeço a [Emi] pois sempre que eu me senti sozinho aqui no japão você vinha me animar e me fazer compania com seu jeito timido mas doce de me ajudar e me dar força, eu fico triste por você ter que passar esse tempo fora mais sei que é para seu futuro profissional e humano pois irar ajudar pessoas que estão precisando de ajuda e carinho, e estarei aqui esperando a sua volta.

o/~~~~

PS: Todas as fotos podem ser vista em tamanho real clicando em cima delas

Ja que o ano novo e ano de esperanças e sentimentos de amor entre as pessoas vou colocar a foto da filha de uma amiga minha que é muitooooooooooo fofa >____<.

O nome dela é [sara] pequena japonesa de 01 ano e 7 meses e ja ta grandona e linda, recebi esse cartão de ano novo da mãe dela e claro com a foto da filha XD

Vendo esse rosto lindo eu desejo um ano novo de esperança em todas as crianças do mundo.





DEIXEM SEUS COMENTARIOS POIS É IMPORTANTE^^

19 comentários:

Anônimo disse...

AHIEOuHAOIE comi esse moti faiz 2 semanas eu acho na kza da minha muieh... eh grudento mais eh bao xD. Mete um shoyuzin + um ajinomoto fika r0x.

Anônimo disse...

Ops! Pois é´bom mesmo esse moti. Passei o final de ano com a familia do meu irmão e eles fizeam uma sopa de moti e no dia sequinte fritamos e comemos com sal e shoyo.
Mais, fotos, mais fotos...
Se não respondeu o e-mail!

Anônimo disse...

Escreva mais no seu blog porque é muito interessante essas suas matérias gostei d+

Anônimo disse...

Olá
Sou o Leuo

Vi seu topico no CPTURBO e me interessei sobre o seu blog

já que sou um admirador da cultura japonesa adorei de verdade

tenho algumas perguntas sobre como sao as coisas sobre aí

se nao for incomo me add no msn
leu.o@hotmail.com

obrigado e parabens!

Luiz disse...

Ae Chiseeeeeeeee
FELIZ ANO NOVO CARA!!!!
Muito legal, eu não sabia dessa tradição, vivendo e aprendendo!
Btw, depois dá 1 olhada no fansubber ou no seizu, te mandei PM nos 2, a msm msg imho.!

Anônimo disse...

Fale meu irmao!!! tudo blzinha andi?? cara... na primeira vez q eu li o seu blog eu foi qndo vc pela primeira vez atuou preparando o moti... (as aulas de teatro ainda tao na veia neh cara.... ahauhauhahua) e vendo novamente dps de milenios vejo vc preparando o moti... hehehehehe soh q dessa vez com direito a video e tudo :D :P hehehehe cara... to com muita saudade de vc meu irmao... espero 1 dia poder ir prai te visitar meu amigo, e quem sabe ateh vc e noriko convidam eu e a thati pra fazer o moti tb :P (sonha neh :P) cara.. abs... muita saude, muita paz e muita e muita sorte pra vc ai na terrinha do sol nascente

Anônimo disse...

hehehehehe
como eu gostaria de te encontrar de novo
tu e muito maneiro seu mane
saiu de perto de mim hihihihi
po cara sinceras saudades de tu
um abração ehm
marcello
e um dia ainda como o seu mochi

Anônimo disse...

Hahaha a do Velho Barreiro Goldo foi boa ^^

Anônimo disse...

Foda! Morar no Japão deve ser bem legal. Sempre uma esperiência nova.

Você não ia no templo?

Feliz Ano Novo!

Chise^_^ disse...

o do templo eu vo colocar e so eu arruma um tempinho^^

Anônimo disse...

Não sabia dessas tradições no Japão. Como deve ser um ano novo sem fogos? Sem toda aquela barulheira de carros buzinando, gente fazendo aquela festa? Deve ser um tanto diferente, imagino ^^. Bem, aqui no Brasil vc já sabe: ano novo + praia lotada = show + bêbados + galera capotada na areia e só acorda sabe lá Deus quando XD
Enfim, Anderson, muito, mas muito bom msm esse seu blog. Curti d+. Bom 2007 pra ti tb e sucesso aí na terra do sol nascente.

Anônimo disse...

Gostei de ver os vídeos e as fotos, Anderson!!! Legal poder ver como vc parece bem, estando aí, tão longe de todos do Brasil! rs Espero poder ter mais notícias suas logo, viu?! Beijos, rapaz........... E cuide-se hein..!

Anônimo disse...

Nossa que fofa a Sara!! >.<
Eles parecem ser bem reservados mesmo,mas achei bem simpático da família da sua amgia te convidar!Tão kawaii ^^
mew..tô adorando ler seu blog!!
São esses pequenos detalhes q vc conta q nos faz ter uma noção de como são as coisas ai do outro lado do mundo xD
Feliz Ano novo! ;)
~> Rakeru-chan

Anônimo disse...

Rejin:AdvogadoDaSega

Muito Legal o Post... mas esse Cosplay de Papai Noel não me convenceu não xD huahuahauhaua =P

Anônimo disse...

Comedia as foto aiuhaiaiaa... e bem rox o post cara... ta interessante pacas esse blog, eu n so chegado em blog pq n tem assunto bom geralmente, soh to frequentando esse q eh foda ;)

Anônimo disse...

Oi!!! Adorei este post! Principalmente a parte falando do moti,que me lembro uma fato que vivi:no ano passado, fui passar o ano novo em SP. Aí, teve uma hora q disseram no jornal q no bairro da Liberdade eles distribuiam um par d motis pro povo todo dia 31/12 pra eles comerem no dia 1/1, antes do desjejum, pra dar sorte no resto do ano. No dia 1, fui conhecer o bairro da Liberdade, encontrei o moti à venda e comprei um saco. Que coisa horrível (espero não estar ofedendo ninguém)!!!!
Não tem gosto de nada (e consegue ser ruim)! E olha q a gente tentou colocar sal, carne, sorvete, um molho japonês q esqueci o nome, mas ele continuou horrível! Nunca mais quero comer aquilo! Mas gostei d ver como ele é feito, achei interessante.
O comentário ficou gigantesco mas não podia perder a chance de contar a minha experiência com moti.rsrsssrss
Fica com Deus!
Saudades.

Anônimo disse...

EaÊ chise, brother, só fiquei sabendo desse seu blog hj, pois como vc tbm sabia eu estava de ferias no brasil.Mto bom esse blog, gostei pak´s, OMEDETOU!!!
Mto legal esse seu relacionamento com os seus amigos japoneses, fortalece um pouco mais a visão de que nem tds os brasileiros são vandalos e que alguns se interessão pela cultura e pelo povo japones, como a gte neh!!
Bom, é isso então, continue c/ seu gde e maravilhoso trabalho e precisando de ajuda e só dar um toque!
C cuide
T+
falo algum dia c/ vc pelo msn!

Anônimo disse...

Legal saber como é o ano novo no japão,realmente é bem diferente daqui..teu blog é muito bom!

Anônimo disse...

Nossa,muito legal,adorei ver voces preparando o Mochi,bela ação da sua amiga Emi,oque importa é que ela volta,o Velho Barreiro foi engraçado,linda a Sara,belo Cartão de Ano Novo,
me adiciona no Msn por favor
Hunter_Scar@hotmail.com
como eu disse vo sempre estar no seu blog,é o primeiro blog q eu gosto realmente